Tecnologia de alimentos

 

 
O laboratório de Tecnologia de Alimentos, desenvolve diversos projetos de pesquisa, visando o aproveitamento dos recursos naturais do cerrado, principalmente os frutos nativos.
 
Os projetos de pesquisa estão sob a responsabilidade da bióloga e pesquisadora Profª Aparecida de Fátima Oliveira Bozza e visa valorizar e apresentar alternativas de utilização dos frutos nativos do Cerrado, objetivando demonstrar o seu potencial alimentar, seus valores nutricionais, sua importância na manutenção da vida e seu potencial na segurança alimentar dos povos nativos e migratórios.
 
Apresenta pesquisas de aproveitamento dos frutos nativos com sabor característico, tais como processamento de farinhas, polpas, patês, doces, bolachas, bolos, pães doces e salgados, geléias e outros, para que possam ser introduzidos enriquecendo a culinária tradicional e introduzida, nativa, rural e urbana.
 
Ressalta a biologia da planta num todo, sua biologia, principais características, seu habitat, safras, utilização na alimentação, medicinal, ornamental, reflorestamento de áreas degradadas e fitoterápica. O uso das espécies nativas pode ser uma alternativa econômica para o aproveitamento sustentado da região. Várias são as espécies que possuem utilização regional, porém são sazonais e tanto a conservação, como o manejo não permitem que se utilize o fruto por muito tempo, dando assim a impressão que o ambiente não favorece a sua subsistência.
 
Desta forma este projeto de trabalho visa priorizar a pesquisa, quanto ao manejo, conservação e alternativas de aproveitamento dos frutos nativos do Cerrado, para que a comunidade, tanto a urbana como rural, consigam agregar valores aos frutos nativos e seu ambiente como auto-sustentável, saboreando produtos com estes vegetais, mantendo seu sabor característico, seus costumes, permitindo assim a manutenção do homem nativo na sua pequena propriedade, gerando renda, evitando o êxodo rural, o inchamento das metrópoles, o desemprego, a miséria e os problemas sociais para ele e a sociedade, preservando o bioma Cerrado como um todo com a sua fauna, sua flora, seus rios, córregos, suas nascentes e mantendo a água que é nosso bem maior.
 
Oferece estágios para cursos afins, tais como:
 
1-  Gastronomia
2-  Biologia
3-  Engenharia de Alimentos
4-  Nutrição
5-  Enfermagem
6-  Gestão Ambiental
7-  Zootecnia
8-  Agronegócios

Copyrights © 2024 - Universidade Católica de Goiás - Todos direitos reservados.