Laboratório de cultura de tecidos

A cultura de tecidos vegetais tem várias aplicações práticas utilizadas amplamente na agricultura. Dentre elas podemos destacar a clonagem de vegetais, o melhoramento genético e a produção de mudas sadias. Esta técnica consiste, basicamente, em cultivar segmentos de plantas, em tubos de ensaio contendo meio de cultura adequado. E a partir desses segmentos que podem ser gemas, fragmentos de folhas ou raízes,  ápices caulinares entre outros, que podem gerar plantas, estas plantas são retiradas dos tubos de ensaio, aclimatadas e levadas a campo, onde se desenvolvem normalmente.
 
Esta técnica de cultura in vitro, é conhecida também como micropropagação, ou seja, é uma forma rápida de multiplicar plantas que apresentem características desejáveis como elevada qualidade de frutos, elevado teor de princípio ativo em plantas medicinais e outras.
 
A cultura de tecidos tem demonstrado grande importância prática e potencial nas áreas agrícolas, florestal, na horticultura, floricultura e fruticultura bem como na pesquisa básica. Nesse sentido o Laboratório de Cultura de Tecidos do ITS, tem como objetivo a execução de trabalhos de pesquisa através da coleta e multiplicação de plantas nativas do Cerrado que apresentam características interessantes dentre elas as plantas medicinais, através do cultivo in vitro; e instalar um banco de germoplasma ex situ, no Campo Experimental do ITS das espécies nativas do Cerrado coletadas e multiplicadas.

Copyrights © 2024 - Universidade Católica de Goiás - Todos direitos reservados.