Menu

Sobre o projeto

O Projeto Imagens da Memória – Preservação da Cultura dos Povos Indígenas Brasileiros faz parte das atividades do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA), da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). O objetivo principal é a informatização das imagens, documentos e sons que compõem a coleção audiovisual do fotógrafo e documentarista Jesco von Puttkamer.


Esta coleção foi doada à PUC Goiás e consiste em cerca de 150 mil imagens fotográficas, onde se inclui slides, negativos e ampliações, 165 rolos de películas de 16 mm, três centenas de diários de campo, redigidos em inglês, português e alemão e cerca de 400 fitas sonoras.


Em 2011, este Projeto foi contemplado com recurso oriundo do Edital de Preservação de Acervos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O projeto busca a digitalização desta coleção e, tendo como princípio a troca de saberes interculturais, realiza a qualificação das imagens referentes a quatro povos indígenas: Paiter Suruí, Cinta-Larga, Nambikwara e Metyktire (Txukahamãe).


Os resultados deste Projeto permitirão às comunidades indígenas recuperarem informações para o fortalecimento de suas culturas, identidades e territórios. Possibilitarão, igualmente, a realização de pesquisas e atendimento de outros interesses acadêmicos e de divulgação.


A PUC Goiás, com o objetivo de socializar com as comunidades indígenas e a sociedade em geral, disponibiliza, inicialmente, uma série de 400 imagens presentes na Coleção Jesco Puttkamer, com o intuito de continuar sua missão de promoção e de divulgação do patrimônio cultural brasileiro.

Apoio