| Home PUC Goiás | Todas as Notícias | Edições Anteriores | Fotografias | Folha PUC |  Artigos |

> Vestibular e Transferências

> Mestrados e Doutorados
> Especialização

> Católica Idiomas

> Cursos de Extensão

> Ensino à Distância

> Paróquia Universitária

 

 

 

 

 

Medicina e Serviço Social
Alunos e docente da PUC Goiás apresentam trabalhos científicos em Cuba

Acadêmicos e docentes dos cursos de Medicina e Serviço Social
 


Acompanhe
 a PUC Goiás





 


Canal 24 UHF
Canal 20 NET


 


 

(05/03/2012) - Alunos e professores dos departamentos de Serviço Social e Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), residentes em Medicina de Família e Comunidade participam, de 11 a 16 de março, do X Seminário Internacional de Atenção Primária à Saúde e do III Congresso Internacional de Medicina Familiar Iberoamericana, a serem realizados na cidade de Havana, em Cuba.

Na ocasião cinco acadêmicos do Departamento de Medicina irão apresentar seus respectivos trabalhos, que envolvem temáticas variadas, entre elas, Integração Graduação-Residência em Medicina de Família e Comunidade (MFC) para ação em instituição de longa permanência; uso de curta metragens como recurso pedagógico a profissionais de uma unidade de estratégia de saúde da família brasileira e a ação voluntária de graduandos no acolhimento a comunidade remanescente de escravos em Goiás (veja abaixo, a lista completa dos trabalhos científicos).



Estudantes e docente da Medicina apresentarão comunicações orais

 

A docente do Departamento de Medicina e preceptora do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade de Goiânia, Ana C. Coutinho, irá acompanhar os cinco acadêmicos na viagem e também apresentará três trabalhos científicos.

Ao todo, serão levados ao congresso oito comunicações orais e 2 pôsteres. De acordo com a professora, o volume de trabalhos aprovados comprova a qualidade da produção científica dos acadêmicos da PUC Goiás. “A interação proporcionada pelo Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade aumenta o estimulo à curiosidade e comprova o sucesso da articulação ensino-serviço que a universidade tem conseguido no distrito Noroeste de Goiânia, região que é campo de estágio dos alunos não só da Medicina, como também da Biomedicina, Fisioterapia, entre outros”, ressaltou.

 

       Veja a lista dos trabalhos que serão apresentados em Havana:

 

  • Mobilização multisetorial para redução de morbimortalidade por acidentes de trânsito envolvendo motociclistas: parceria bem sucedida da Estratégia Saúde da Família. (Ana Carolina Arantes Coutinho Costa e Carolina Dias de Araújo e Silva)

 

  • Implementação da Caderneta do Adolescente: relato de experiência (Maisa Lemos, Mariana Carvalho de Lima, Sara Silva Pimentel e Thais Faria dos Santos)

 

  • Uso de curta metragens como recurso pedagógico para profissionais de uma unidade de estratégia saúde da família brasileira. (Ana Carolina Arantes Coutinho Costa, Luiz Cesar Moreira Filho, Sheila Matos, Suellen  Silva Matos e Vera Lúcia Santos Silva)

 

  • Implantação da caderneta do idoso em equipe de saúde da família de Goiânia, Goiás – Brasil (Ana Carolina Arantes Coutinho Costa, Carolina Dias de Araújo e Silva, Emilio Pena Bueno e Luiz Cesar Moreira Filho)

 

  • Integração Graduação-Residência em Medicina de Família e Comunidade (MFC) para ação em instituição de longa permanência: relato de experiência (Ana Carolina Arantes Coutinho Costa, Emilio Pena Bueno, Guilherme Lázaro de Carvalho Vasconcelos, Thalles Eduardo Dias dos Santos, Luiz Cesar Moreira Filho e Vanessa Ferreira Guerra)

 

  • Experiência interdisciplinar de graduandos como voluntários em remanescentes de escravos no Nordeste Goiano, Goiás – Brasil. (Ana Carolina Arantes Coutinho Costa, Ana Carolina Seixas Mengai, Isadora Parreira Monteiro, Lázara Alyne Oliveira Cabral, Luana Maria Rabelo e Salomão Antônio Olivência)

 

  • Atendimento voluntário de graduandos e médico de família e comunidade - MFC realizado em áreas brasileiras de difícil acesso: relato de experiência. (Ana Carolina Arantes Coutinho Costa, Ana Carolina Seixas Mengai, Isadora Parreira Monteiro, Lázara Alyne Oliveira Cabral, Luana Maria Rabelo e Salomão Antônio Olivência)

 

  • Integração ensino-serviço: ação voluntária de graduandos no acolhimento a comunidade remanescente de escravos em Goiás, Brasil. (Ana Carolina Arantes Coutinho Costa, Ana Carolina Seixas Mengai, Isadora Parreira Monteiro, Lázara Alyne Oliveira Cabral, Luana Maria Rabelo e Salomão Antônio Olivência)

 

  • A Importância da residência em Medicina de Família e Comunidade-MFC para o diagnóstico de Hanseníase. (Ana Carolina Arantes Coutinho Costa e Carolina Dias de Araújo e Silva)

 

  • A  Problematização e a aprendizagem baseada em problemas: análise do uso de metodologias ativas de aprendizagem em uma unidade de saúde escola. (Gelcio Carvalho, Marco Aurelio Melo, Guilherme Vasconcelos, Mario Siqueira e Jutay Louzeiro)

 

 

 

-Mais notícias da PUC Goiás

 

 


 

DICOM - Divisão de Comunicação Social
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Praça Universitária, esquina com 1ª Avenida – Setor Universitário, nº 1440, Goiânia–GO, Brasil, CEP: 74605-010, Telefone: (62) 3946-1010